INSS promove o 1⁰ Encontro Nacional de Tecnologia da Informação (TI)

O 1⁰ Encontro Nacional de Tecnologia da Informação (TI), organizado pela Diretoria de Tecnologia da Informação do Instituto Nacional do Seguro Social (DTI-INSS) começou na manhã desta terça-feira (21), com previsão de encerramento na próxima sexta-feira (24). Sediado em Brasília, o evento conta com 130 profissionais da área de TI de todas as unidades do INSS do país e tem o objetivo de integrar, alinhar, comunicar e o fortalecer as equipes vinculadas à DTI e as unidades descentralizadas das Superintendências Regionais e Gerências-Executivas.

A abertura da cerimônia ficou por conta de João Rodrigues da Silva Filho, diretor de Tecnologia da Informação (DTI), e Larissa Andrade Mora, presidente substituta e diretora de Orçamento, Finanças e Logística do INSS.

Em sua fala de abertura, Larissa Mora falou do pensamento inovador da TI com os servidores e segurados. "Estamos em um momento privilegiado. É muito gratificante ter tantas cabeças que pensam fora do comum reunidas com um único objetivo. Agradeço a todos os presentes e os convido a mergulhar nos conhecimentos que serão repassados nesses dias e que farão com que vocês possam ousar e pensar fora da caixinha”, concluiu.

João Rodrigues da Silva Filho, diretor de Tecnologia da Informação aproveitou o momento para agradecer a todos que compareceram ao evento e falou da importância da TI no reconhecimento do direito dos cidadãos.

“Todos os dias eu agradeço a essa chance. Aprendo com as pessoas com quem tenho a oportunidade de trabalhar e acredito muito nos resultados dessa equipe. Sabemos que nem tudo depende só do nosso esforço, mas sei que tudo aquilo que depender do esforço humano, vai ser entregue pela DTI”, diz João.

O diretor afirmou ainda que esse é um momento para humanizar a diretoria. "Nossa prioridade é dar o suporte necessário aos servidores para que os cidadãos possam ter o direito ao benefício reconhecido com rapidez e segurança", concluiu.

Participaram também do evento Sebastião Faustino,  diretor de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão,  e Jobson Salles, diretor de Gestão de Pessoas.

Programação

Durante o primeiro dia de encontro, foram realizadas apresentações das principais diretorias do INSS como Diretoria de Tecnologia da Informação, Diretoria de Governança e Gestão de Riscos e Diretoria de Gestão de Pessoas, e do planejamento institucional e de tecnologia da informação do órgão.

Ao longo da terça-feira (21), foi realizada uma breve introdução da Diretoria de Orçamento, Finanças e Logística seguido de oficinas temáticas: “Virtual Private Network” (Rede Privada Virtual); Organização dos projetos pela metodologia CANVAS; Normas e procedimentos de Segurança da Informação; As etapas do planejamento da contratação de uma solução de Tecnologia da Informação (TI).

Na quarta-feira (22), o evento seguirá com o ciclo de oficinas em sua programação: Certificado Digital; Autenticação de dois fatores (2FA);  Novo processo de entrega de Software (MDS); Pesquisa de preços para contratações de TI; Apresentação da nova rede Telebrás; Monitoramento e Suporte a Circuitos. 

Já na Quinta-feira (23), estão previstas as oficinas: Continuidade de Negócio; Planejamento de Serviços (Suporte INSS); Ações realizadas na ponta e ações a serem executadas de forma descentralizada (POPs) e um momento de interação para apresentações de Propostas das equipes e debate sobre a Carta de Serviços da DTI. 

Durante o último dia de evento, na sexta-feira (24), as oficinas serão de laboratório seguidas de cursos de MongoDB no SQ, Robôs em Python e Qlik Sense: Desenvolvendo um Painel Gerencial.



0 Comentários

Postar um comentário

Post um Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem