Impeachment de Dilma foi golpe de Estado diz autor em livro

Impeachment de Dilma foi golpe de Estado diz autor em livro – O editor do News Global, Claudio Ritser, lançou na terça-feira (06/03) seu segundo livro de análise de conjuntura política.

Nesta obra, o autor analisa a crise política no governo Dilma, o papel do Sistema de Justiça e do capital no conjunto de ações que levaram a movimentação e execução do impeachment da presidenta Dilma, sem comprovação de crime de responsabilidade por parte dela.

O fato de terem destituído Dilma Rousseff sem terem comprovado que ela havia cometido crime de responsabilidade foi uma violação à Constituição Federal de 1988, o que caracteriza o golpe, e após a execução do golpe houve uma imediata e radical mudança na política, o que, para o autor, caracteriza-se por um golpe de Estado.

Este golpe tem por objetivo, segundo Claudio Ritser, atender aos interesses e objetivos da classe burguesa, o que explicariam todos os ataques e retrocessos até aqui vistos,contra todos e todas as trabalhadoras.

Impeachment de Dilma foi golpe de Estado diz autor em livro

Impeachment de Dilma foi golpe de Estado diz autor em livro
Impeachment de Dilma foi golpe de Estado diz autor em livro

A obra está sendo lançada no contexto em que universidades estão anunciando a criação de cursos optativos com o objetivo de discutirem e analisarem o golpe de 2016.

Para Wagner Romão, professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que assina o texto da orelha da obra, “o livro de Claudio Ritser é uma denúncia contra a ação dos agentes políticos que o implementaram em ‘um pacto nacional, com o Supremo, com tudo…’ – como reconheceu um de seus arquitetos”.

Ainda para Wagner Romão, “Esta preciosa e corajosa obra é uma indispensável ferramenta de resistência política contra este estado de coisas”.

Rodrigo Horochovski, professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em comentário de contracapa, diz: “Golpe de Estado e a Volta do Neoliberalismo é um daqueles livros necessários.

(…) Embora não precisasse prender-se ao rigor metodológico de uma pesquisa acadêmica, Claudio buscou exaustivamente fontes, fatos e dados para embasar seus argumentos, como deve ser aboa análise da conjuntura – especialmente a retratada, de rápido recrudescimento dos déficits democráticos brasileiros nos últimos anos”.

O autor Claudio Ritser também já lançou o livro “Política sem ilusão: Das alianças nos governos Lula e Dilma à crise política e impeachment”, de 2016.

Toda a narrativa e argumentos do autor, em suas duas obras, poderiam ser sintetizados de que “o pensamento e a política na prática da direita, do pensamento conservador é um crime social, um crime contra a dignidade humana”.

Apesar de serem livros com análises críticas, Claudio Ritser escreveu na obra “Política sem ilusão” que “a defesa de Lula, de Dilma, de seus governos, é um dever político pela perspectiva histórica e política que eles representam e simbolizam pela e para a classe trabalhadora”.

Serviço:As obras de Claudia Ritser, “Política sem ilusão: das alianças nos governos Lula e Dilma à crise política e impeachment” e “2016: Golpe de Estado e a Volta do Neoliberalismo” podem ser adquiridos no site da Editora Multifoco.

Se preferir, peça na livraria de sua preferência.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: