Para Comparato EUA estão nos bastidores do golpe e contra Lula

Para Comparato EUA estão nos bastidores do golpe e contra Lula – O renomado jurista Fábio Konder Comparato, professor emérito da USP, Moro tem toda a confiança dos governos norte-americanos.

Interesses norte-americanos estão nos bastidores do movimento de ataque ao lulismo, que resultou na derrubada do governo Dilma Rousseff.

É o que afirma o jurista Fábio Konder Comparato, 81, em entrevista exclusiva ao Tutaméia.

Ele identifica na cobiça pelas reservas do pré-sal”fundamentais para a economia do Ocidente” um dos pontos centrais da investida estrangeira no país.

Observa que o petróleo descoberto daria uma enorme força econômica ao Brasil, o que não poderia ser tolerado pelos EUA.

Para Comparato EUA estão nos bastidores do golpe e contra Lula
Para Comparato EUA estão nos bastidores do golpe e contra Lula

 

Para Comparato EUA estão nos bastidores do golpe e contra Lula

Professor emérito da USP, Comparato nota que os norte-americanos tiveram “vantagem extraordinária” com os desdobramentos da operação Lava Jato, que estrangulou a Petrobras e as empreiteiras brasileiras que estavam concorrendo com firmas dos EUA em vários mercados. Também o atual enfraquecimento dos BRICs resulta em benefício à força de Washington.

O jurista lembra que Michel Temer é pessoa “de confiança dos Estados Unidos” e que “até a velhinha de Taubaté sabe que José Serra é pró-americano”.

Sobre Sérgio Moro, a quem classifica como “respeitável”, Comparato afirma que o juiz “é evidentemente pessoa de toda a confiança do governo norte-americano”, sendo ganhador de prêmios naquele país.

Comparato, que é fundador da Escola de Governo, faz um paralelo entre a situação atual e as circunstâncias que resultaram no suicídio de Getúlio Vargas, em 1954.

Nos dois momentos, o objetivo do movimento reacionário foi atacar a figura mais popular no Brasil alegando a existência de desonestidades.

Relembra que a única forma encontrada pela direita para tentar desprestigiar o varguismo foi acusá-lo de praticar ladroeira. Agora, segundo ele, “a popularidade crescente de Lula irritou o lado de lá”.

O jurista, que acaba de lançar o livro “A Oligarquia Brasileira” (Contracorrente), prevê que o TRF4 irá condenar Lula, apesar de “as condenações [de primeira instância] não terem um fundamento muito forte”.

No caso do apartamento no Guarujá, elas se baseiam “numa presunção; não existe nenhum documento oficial de que o triplex pertence ou pertenceu a Lula.

Isso, se não fosse o ambiente político, jamais seria razão suficiente para uma condenação”, diz.

Comparato enfatiza que, apesar de todo o ataque ao lulismo que visa retirar Lula da disputa eleitoral deste ano, as oligarquias estão com grande problema porque não conseguiram ainda se unificar em torno de um candidato, elas “estão brigando entre si”.

“Se tivermos eleições livres, não vai ser o Hulk ou o Dória que vai ganhar”, afirma.

</center/>
Fonte: Brasil de Fato

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: